31 outubro 2011

/

Um pouquinho de desabafo

7 comentários:

  1. Oi! Achei seu blog por acaso e por acaso eu moro na Holanda!
    Bem, aqui não é bem assim não. Creche por 3 dias sai por volta de 700 euros, isso já com o reembolso pago pelo governo. A maioria das mulheres pára de trabalhar ou trabalha part time, porque 5 dias de creche é quase impossível, a não ser que você tenha um salário excelente!
    Aqui pagamos de 33% a 52% de impostos, depende de quanto você ganha. Aqui é assim, quanto mais você ganha, mais você paga! Então porque eu trabalho e tenho renda tenho que pagar 700 euros por 3 dias de creche, mas se eu não trabalho e tenho renda inferior, pago menos, ou em alguns casos, o governo paga pra você!
    O que no fim das contas seria mais ou menos o que acontece no Brasil, se você tem condições de pagar uma creche boa, desembolsa 2.000, mas se não tem, desembolsa 1/3 do valor.
    Eu não acho justo porque como você mesma disse, a creche deveria ser boa de qualquer forma, independente do valor que se paga!
    Aqui também não existe saúde pública, só privada. Paga-se por volta de 120 euros por mês em plano, sendo que todo ano você paga 175 euros do seu prórpio bolso, o que eles chamam de "risco próprio", traduzindo ao pé da letra, porque agora não me ocorre a mesma expressão em português.
    O que aconteceu comigo esse ano: paguei 120 euros por mês de plano + 175 euros desse tal "risco próprio". Ou seja, só paguei!
    Isso sem contar os médicos, o atendimento, o tratamento. Só pra ilustrar, aqui só se faz preventivo depois dos 30 anos, e repete a cada 5 anos!!! Então toda vez que vou ao Brasil, faço meus exames lá! Além disso contra tudo se usa paracetamol; tá com cólica, paracetamol, operou, paracetamol, tá morrendo? Paracetamol!
    Tudo aqui é na base da economia, medicina preventiva não há porque custa caro para os cofres, uma amiga acabou de tirar um cisto gigante e foi embora na manhã seguinte à base de paracetamol. Ela sentiu tanta dor, teve uma pequena hemorragia, aí sim ficou internada!

    Nem te conheço, mas estou escrevendo tudo isso porque me chateia às vezes (ñão no seu post, em particular) quando vejo amigos no FB fazendo piada do Brasil, do Sistema de Saúde, disso e daquilo, e ainda mencionam que aí deveria ser como aqui, na Europa.
    Óbvio que nem todos os países aqui são assim, mas essa ilusão dourada que se tem de que na Europa tudo é mais organizado, tudo é mais chique, moderno e brilha, é pura ilusão!

    Beijos!!!
    Line

    ResponderExcluir
  2. Oi Line!

    Escrevi um textão aqui, mas o blogger não postou...

    O que eu disse que é muito bom saber como funciona em outros países, especialmente de pessoas que moram na Europa ou países desenvolvidos. Eu leio muito na blogosfera materna e as mães, no geral, estão bem satisfeitas com o estilo de vida europeu, especialmente com o incentivo do governo para escolas e creches.

    Não sei exatamente como funciona em cada país, mas, acredito que existam pontos positivos e negativos em todos. O que não pode é pagar tanto para tão pouco, vc não acha? Não é de revoltar?

    Eu fico indignada, mesmo.

    Obrigada pela sua manifestação! E obrigada pela visita no blog!!

    Um beijo,
    Dani.

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as suas palavras, Dani!!!! É osso....

    ResponderExcluir
  4. é uma situação dificil..
    Trabalhamos que nem loucas, ganhamos mal e ainda tiram muito em impostos, e não temos uma boa educação, saude e segurança..
    Ainda temos que pagar por isso..
    Muito triste mesmo...
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!!! Nossaaaa 2 mil reais é muito caroooooooo! Aqui em Curitiba as melhores escolinhas são metade disso. Mas por aqui também,em conversa com várias pedagogas,descobri que as creches tem projetos pedagógicos muito melhores que a maioria das escolas infantis privadas (não generalizando). Por aqui realmente a proposta de ensino é ótima pelo menos a educação infantil (que foi o que estou pesquisando). Não coloco o Nino nas creches por dois motivos: como trabalho meio período preciso mesmo colocar nas privadas e acho um pouco injusto também eu utilizar vagas de pessoas que não podem pagar uma privada.
    Concordo muito com você, em todas as cidades deveria ter educação gratuita e boa para todas as pessoas. Bjocasssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani passei para conhecer seu blog e amei!! É mesmo uma indignação esse pais injusto q vivemos!! Concordo plenamente!!
    Nosso blog está fazendo seu primeiro sorteio, e gostaria muito que participasse!!
    http://lililuanluiz.blogspot.com/2011/11/uhuuuu-sorteio-no-blog-eba.html
    Bjinhos Lili do Luanzinho

    ResponderExcluir
  7. Assino em baixo!
    É uma palhaçada, a quantidade de impostos em relação as coisas que deveríamos tem direito!
    Saúde? Tem que pagar plano de saúde
    Educação: Tem que pagar escola privada (agora 2 mil reais é ABSURDO! Este é o preço de um curso universitário de medicina!)
    Fora um monte de coisa que deveríamos ter direito e eu nem me lembro pq nunca tive!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para viajar no comentário! =)
Ele será respondido por aqui mesmo, ok?

Beijas!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 


up