OITO meses. Inacreditável! Aquele bebê de 49cm e 3.170kg completou, no fim de semana passado, 8 meses.
Vou te dizer, acho que 8 meses é um marco.
Espere chegar aos nove para falar que aí sim foi um marco! Ou nos 12, por que, afinal, um ano é um marco e tanto!!! E 1 ano e meio???? Nossa! 2 anos, então... virou adulta!
Mas 8 meses tem lá sua graça e o seu charme. E esse charme todo pesa cerca de 10kg, tem cabelos castanhos bem ralinhos, olhos verde-oliva bem puxados, duas bochechas gigantes, nenhum dente (!!), muita baba, mãos ágeis, rápidas e certeiras, um par de coxas muito apetitoso e dois pezinhos que mais parecem bisnaguinhas pullman.
Neste último mês, quais foram as novidades?
· Laurinha aprendeu a morder o dedão do pé e agora, em toda troca de fralda, ela puxa o pé (direito, ok? o esquerdo não é tão gostoso) até a boca, abre a perna esquerda lá no sentido Europa e mais parece modelo fotográfica da Playbaby
· Entrou no berçário e, coincidentemente (?), ficou mais carente. Agora ela gruda no nosso pescoço e segura o cabelo como se estivesse cavalgando e segurando a crina do cavalo para não cair. Não solta. Por nada.
· Começou a jogar o rostinho contra o nosso, a esconder-se no nosso pescoço, como se estivesse “tímida”. Está no meu colo, alguém vem pegar, e ela se joga no meu rosto, bate a cabeça no meu nariz com tudo, eu acho que vai chorar. Ela ri. E muito. Eu contenho as lágrimas e rezo para o nariz não inchar.
· Come a papinha sem bater ou peneirar. Apesar de não ter dentes, ela está aprendendo a mastigar e a comidinha dela vem só amassada. Ela come tudo, como sempre. Aliás, comer é com ela mesmo! =)
· Está aprendendo monossílabos! Tatatatatatata, dadadada, na,na,na,na. MÃMÃMÃMÃMÃ (juro!!!!!!).
A catequese começou, né?!
Bora falar MÃE, Laura. É MÃE, pôrra. Não é “mã”. É MÃE!!
A catequese começou, né?!
Bora falar MÃE, Laura. É MÃE, pôrra. Não é “mã”. É MÃE!!
· Trocou toda a leva de roupas. Antes, a gente socava um macacão de seis meses e boas. Pezinho encolhido na roupinha?? Acostume-se, afinal, mulheres só andam assim, viu?? Perninhas que não esticam? Tudo bem, estica no banho. Manga curta? Nem tá tão frio assim... De duas semanas para cá, no entanto, as roupas ficaram inviáveis. Agora são 9 meses on. Daí pra frente.
· Em virtude do item anterior, mamãe teve a santa paciência de renovar a vitrine do armário da Laura. Personal stylist desde dezembro de 2010, mamãe refez todas as gavetas com roupas novas (ganhadas do vovô e da tia Dea, que trouxeram um mundo de roupas de Orlando), mudou os vestidinhos dos cabides, renovou as roupas dobradas e separou um monte, mas um MONTE MESMO de roupas para doar. Laurinha observou todo o movimento e daqui a pouco ela fará esse trabalho para entender que quando a gente não usa, muitos outros podem usar.
![]() |
Uma sacola para Sorocaba, outra para uma amiga e a mala são aquelas roupinhas que mamãe tem muito apego e vai dar depois |
· Laurinha aprendeu a fazer “ti-ti-ti-ti” com a língua batendo no céu da boca. Não sei explicar, só vendo (ainda não consegui filmar), mas é como se ela fizesse “tsc, tsc, tsc” de bronca, sabe?
· Brincar de esconder-achar é muito legal agora! Ela sabe que você volta, fica olhando e quando aparece, dá aquela risada monstra-babenta-banguela que derrete todo mundo... é só falar “cadê a mamãe/papai?” e ela já ri. Se você se esconde, ela fica séria, olhando. Quando aparece, ela ri e ri.
· Ela rola! Não é incrível? Agora a gente a deixa de bruços na cama e ela se empurra com o pezinho, fazendo força parar virar. E vira. Fica de costas. Daí alguém tira, pq senão vai ficar ali pra sempre.
Detalhe pro ódio às pessoas que cobram dos bebês o desenvolvimento à risca dos livros. Cada bebê é um, tem o desenvolvimento único, compõe suas etapas de acordo com a sua vida, seu ambiente, seus pais e infinitas vertentes. Marcar qualquer desenvolvimento (falar, andar, engatinhar, virar, comer, etc.) como o cronograma de um projeto não é justo.
Fim às cobranças aos bebês.
Detalhe pro ódio às pessoas que cobram dos bebês o desenvolvimento à risca dos livros. Cada bebê é um, tem o desenvolvimento único, compõe suas etapas de acordo com a sua vida, seu ambiente, seus pais e infinitas vertentes. Marcar qualquer desenvolvimento (falar, andar, engatinhar, virar, comer, etc.) como o cronograma de um projeto não é justo.
Fim às cobranças aos bebês.
· Aprendeu a bater tudo contra qualquer coisa. Ela costumava pegar um objeto (colher, brinquedo, controle, celular) e comer. Depois da fase de comer, ela acostumou a pegar e bater – mentira, por que ela ainda põe tudo na boca, mas depois de pôr na boca, ela bate. E larga. Agora ela come, lambe, bate e bate e bate. E fica batendo. Parece que desenvolveu coordenação motora para continuar fazendo o movimento – ok, mãe, pare com os delírios – e ela, repetidamente, bate. Tudo. Contra todos.
· Está cada dia mais materno-esquizofrênica. Pode estar brincando e se divertindo, é só eu aparecer que começa a birra, o olhar de perdida, de solitária e o choro (confesso que a-d-o-r-o!)
· Sabe o que também mudou? ELA SABE BRIGAR! Ela aprendeu a dar bronca, certo? Repita comigo “ceeerrto”. Pois é. Eu estou criando um monstro, que, com 8 meses, já sabe brigar e repete a bronca se vc não mudar o que ela não gostou! Isso mesmo. Ela te olha brava, fecha a cara, franze a testa e grita “ó”, ou “uh”. E continua te olhando, tipo, “se liga, viu?! Eu te brigo!”.
· Ela se mantém sentada sozinha! Agora ela virou a rainha do tapete, do sofá, da cama do papai e da mamãe e de qualquer lugar em que ela fique sentada. Ela puxa um brinquedo, come, baba, lambe e joga. Pega outro e repete o ciclo. Assim fica por um tempããão, até ela se cansar. Uma lady. Às vezes, quando eu olho ela está caída, de lado, beijando o chão, sem conseguir se levantar. Mas ela não chora e eu quase penso que é de propósito que ela se joga pra trás ou pros lados.
· Entendeu que meio de transporte é sling (aquele pano “indiano” em que ela fica encolhidinha lá dentro, como se estivesse no meu útero de novo - ou ainda. E por isso, ela adoooora). Caminha no mesmo caminhar da mamãe – que era o mesmo do útero – sente a respiração da mãe, o cheiro da mãe, o carinho da mãe, os beijinhos da mãe... e dorme acolhidinha dentro do pano, de frente pra mim. Entregue.
· Aprendeu que o banho não é mais na banheirinha de plástico, com direito a brinquedinhos e afins. Agora o banho é com a mamãe, embaixo do chuveiro, agarradinhas, juntinhas. Esse momento é nosso, juntas, para compensar o dia que passamos separadas. Aí alguém fala “tadiiinha, você dá banho nela em pé, não tem medo de deixar cair??” Não. "A água não está muito quente?? Você toma banho pelando, não vai queimar a menina???” Não. “Esse banho não é meio banho de gato, já que ela está no seu colo e você pode ter certa dificuldade em limpá-la?” NÃO!!
· Laurinha aprendeu a demonstrar carinho, a se deixar beijar, abraçar e cheirar. Ela se entrega, fica imóvel, estática, enquanto a gente beija, cheira e abraça. Entendeu que se passar os bracinhos em torno do pescoço, as pessoas ficam ainda mais felizes e agora ela me agarra, me segura, me mantém. E dá os braços sempre que deixo em outro lugar (sofá, cama, berço, trocador). Ela pede colo. E eu peço mais.
Eu assino em baixo. É tudo verdae!!! Ela passa com a vovó todo o período da manhã, durante toda a semana e faz todos esses exercícios. Na verdade, nos monossílabos ela já diz vóvóvó, eu garanto!!!
ResponderExcluirCarente sim, não pode ver a mamãe ou o papai que já se joga inteira!!! Acompanhar todo esse desenvolvimento NÃO TEM PREÇO!!!
A Laurinha está muito fofa!!! parabéns!!!
ResponderExcluirAdorei esse sling de vcs. Tem algum nome específico. Tenho um daqueles de argola (que fica tipo uma redezinha) que era sucesso total no início, mas agora não tem jeito da Sophia (7 meses) parar quieta lá dentro e morro de medo que ela caia...
Fiquei curiosa com esse lance de banho de chuveiro... Como vc faz? Ela fica embaixo da água assim como a gente? E a água nos olhos?
Um abç e boa semana,
Maura
(PS: aproveito pra te convidar a participar dos sorteios do meu blog:
http://coisasdamaura.blogspot.com/2011/08/sorteio-concorra-um-cooktop.html
http://coisasdamaura.blogspot.com/2011/08/novo-sorteio-adesivo-decorativo-para.html)
ALERTA
ResponderExcluirhttp://mamaedeprimeiraviagem2010.blogspot.com/2011/08/em-quem-devemos-confiar.html
saude e paz
Dani obrigada pelo comentário no post de ontem. Achei bacana a maneira que abordou e fez seu comentário. Tem razão. Nunca seremos completamente felizes. Sempre faltará algo... É do próprio ser humano.
ResponderExcluirMas todos os comentários foram muito bons. Sempre ajuda, né? A gente pensa uma coisa, outra, fica mais tranqüila, tensa... faz parte...rs
Quero aproveitar para dizer que sua filha é uma graça. Parabéns pelos 8 meses...
Nos falamos.
Beijos
Oi Dani,
ResponderExcluirObrigada por ter respondido ás minhas dúvidas!!!
A decoração da festinha infanti que vc viu láno blog não fui eu quem fez, não. É da Sweets Indeed, uma empesa estrangeira. Veja o link lá no post.
Bj,
Maura
MORRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII DE RIR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....SÓ VC MESMO dANI....
ResponderExcluir